A vida de Taiwan está paralisada nesta segunda-feira pela chegada do tufão Haitang, o mais poderoso dos últimos cinco anos com rajadas de até 234 quilômetros por hora.
O Serviço Meteorológico Central (SMC) de Taiwan declarou o alerta no domingo e indicou que o Haitang traz ventos de cerca de 191 quilômetros por hora com rajadas superiores.
As autoridades pedem a colaboração dos cidadãos para evacuar as zonas mais perigosas onde podem ocorrer deslizamentos de terra.
Os taiuaneses também devem se certificar que não há objetos no exterior das residências que possam ser arrastados pelos fortes ventos e não se aproximar das costas onde são esperadas ondas de grande altura, segundo comunicado do SMC.
O tufão atingirá hoje com força Taiwan e começará a se afastar na terça-feira, quando chegará à China.
O transporte em toda a ilha de encontra praticamente paralisado e a maioria dos vôos nacionais e internacionais foram suspensos.
O tufãos e tormentas tropicais são muito freqüentes em Taiwan entre julho e setembro e o Haitang, nome de uma flor chinesa, é o primeiro tufão da estação a atingir a ilha.
Em 2001, Taiwan sofreu a ação de um dos tufões mais devastadores de sua História, o Toraji, que matou cerca de 200 peossaso, e poucos meses mais tarde foi varrida pelo tufão Nari, que provocou a maior inundação em Taipé e a morte de 100 pessoas.