Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fome

Haitianos pedem refúgio ao Brasil após entrada ilegal

Um grupo de 14 haitianos que entrou ilegalmente no Brasil, procedente da Bolívia, onde chegou do Haiti, protocolou nesta sexta pedido de refúgio na Superintendência da Polícia Federal de Campo Grande. O documento foi encaminhado ao Conare (Comitê Nacional de Refugiados) ligado ao Ministério da Justiça, para ser analisado. A decisão poderá demorar até seis meses, conforme explicaram funcionários da organização, mas enquanto isso os estrangeiros têm trânsito livre no País.

Falando francês, alegaram que estão sem destino e qualquer meio para a sobrevivência, devido às consequências do terremoto que castigou o Haiti em janeiro deste ano. "Passamos fome na viagem para o Brasil. Ficamos até três dias sem comer absolutamente nada", afirmou Benide Polissaint, uma das imigrantes. Ela e os outros 13 haitianos estão no Centro de Triagem de Migrante de Campo Grande (Cetremi).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.