Israel lançou um ataque aéreo contra a Faixa de Gaza nesta terça-feira (2), o primeiro desde que uma trégua encerrou uma guerra de oito dias em novembro, afirmou o Hamas, movimento islâmico que controla o território palestino, e o Exército israelense. "Aviões de ocupação bombardearam uma área aberta no norte de Gaza, não houve feridos", de acordo com um comunicado do Ministério do Interior do Hamas.
Uma porta-voz do Exército israelense confirmou que houve um ataque em Gaza, porém não deu mais detalhes. Israel e o Hamas concordaram com uma trégua mediada pelo Egito em novembro, depois de oito dias de combates, nos quais 170 palestinos e seis israelenses foram mortos.
Israel lançou a ofensiva de 2012 com o objetivo declarado de acabar com disparos de foguetes palestinos contra seu território. Mais cedo, o Exército israelense disse que os palestinos lançaram três foguetes contra Israel. Dois caíram em Gaza e um deles atingiu uma zona desabitada na região de Eshkol, no sul de Israel sem causar danos ou feridos.
Em comunicado, uma coalizão de grupos salafistas de Gaza, o Majlis Choura al-Moujahidine, reivindicou o disparo de dois foguetes contra Israel, em represália à morte do preso palestino Maisara Abou Hamdiyeh.