O movimento radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e a Jihad Islâmica anunciaram neste domingo (7) a realização de uma conferência sobre o Oriente Médio no dia 7 de novembro em Damasco, na Síria -- uma alternativa ao encontro convocado pelo presidente americano George W. Bush.
"O Hamas e (seu líder) Khaled Mechaal organizarão esta conferência em Damasco", declarou à agência de notícias AFP o porta-voz da liderança, Sami Abu Zuhri.
"O objetivo é reafirmar nossos direitos, em particular Jerusalém e os refugiados, e rejeitar qualquer tentativa de rebaixá-los, particularmente na reunião internacional (prevista para os Estados Unidos)", destacou.
A Jihad Islâmica, outro movimento radical palestino, afirmou que a conferência alternativa acontecerá no dia 7 de novembro na capital síria, antes da convocada por Bush.
O Hamas quer o boicote dos países árabes à reunião internacional de paz sobre o Oriente Médio.
Israel e a Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas iniciaram discussões para elaborar um "documento conjunto" que servirá de base para as conversações de paz depois da conferência de Washington.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião