O movimento radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e a Jihad Islâmica anunciaram neste domingo (7) a realização de uma conferência sobre o Oriente Médio no dia 7 de novembro em Damasco, na Síria -- uma alternativa ao encontro convocado pelo presidente americano George W. Bush.

CARREGANDO :)

"O Hamas e (seu líder) Khaled Mechaal organizarão esta conferência em Damasco", declarou à agência de notícias AFP o porta-voz da liderança, Sami Abu Zuhri.

"O objetivo é reafirmar nossos direitos, em particular Jerusalém e os refugiados, e rejeitar qualquer tentativa de rebaixá-los, particularmente na reunião internacional (prevista para os Estados Unidos)", destacou.

Publicidade

A Jihad Islâmica, outro movimento radical palestino, afirmou que a conferência alternativa acontecerá no dia 7 de novembro na capital síria, antes da convocada por Bush.

O Hamas quer o boicote dos países árabes à reunião internacional de paz sobre o Oriente Médio.

Israel e a Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas iniciaram discussões para elaborar um "documento conjunto" que servirá de base para as conversações de paz depois da conferência de Washington.