O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) venceu o governista Fatah em importantes cidades da Cisjordânia, como Jenin, Nablus ou El Bire, nas eleições municipais palestinas, segundo os primeiros resultados divulgados nesta sexta-feira por fontes da Comissão Central Eleitoral.
Estes resultados apontam uma queda da formação liderada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, nas principais cidades cisjordanianas, a menos de seis semanas das eleições legislativas na Autoridade Nacional Palestina marcadas para 25 de janeiro.
Segundo as fontes, o Fatah também não teria conseguido uma vitória clara em Ramala, capital administrativa da Cisjordânia, onde estaria muito igualado com a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).
Os resultados finais das eleições realizadas em 44 municípios, nos quais a participação foi alta, só serão publicados no próximo domingo.
No entanto, os divulgados hoje dão ao Hamas mais de 70% dos assentos do conselho municipal de Nablus, contra os 15% obtidos pelo Fatah.
Segundo as fontes da Comissão Eleitoral, o grupo islâmico alcançou 8 das 15 cadeiras em jogo nesta cidade, enquanto o Fatah obteve cinco e outras formações independentes outras duas.
Nablus é uma das cidades mais povoadas da Cisjordânia, onde residem cerca de 187.000 pessoas.
O Hamas ficou com 50% dos votos em Jenin, enquanto em El Bire, povoado vizinho a Ramallah, tirou do Fatah uma vantagem ainda mais folgada, ao conseguir cerca da 70%.
Segundo as mesmas fontes, o Hamas obteve em Jenin nove das 15 cadeiras municipais, enquanto o Fatah ficou com seis.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião