Ouça este conteúdo
O grupo terrorista Hamas reivindicou responsabilidade por um ataque terrorista ocorrido na terça-feira (1º) em Jaffa, ao sul de Tel Aviv, na região central de Israel. No atentado a tiros e com facas, oito pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas.
“As Brigadas Ezzedine Al-Qassam assumem a responsabilidade pela heroica operação em Jaffa realizada pelos combatentes da cidade de Hebron [Cisjordânia]”, afirmou o Hamas em comunicado.
Dois terroristas foram baleados no local. Um deles foi morto por Lev Kreitman, um reservista das Forças de Defesa de Israel (FDI) que estava comendo num restaurante na região. O segundo terrorista foi baleado por policiais e ficou gravemente ferido.
Durante os atentados terroristas de 7 de outubro de 2023, o Hamas matou cerca de 1,2 mil pessoas em Israel e sequestrou outras 250.
Após trocas por prisioneiros palestinos que estavam em prisões de Israel e resgates de pessoas vivas e de corpos, 101 reféns permanecem na Faixa de Gaza. A inteligência israelense acredita que grande parte deles esteja morta.
Os atentados de outubro de 2023 desencadearam a atual guerra no Oriente Médio, a princípio em Gaza e que posteriormente teve abertas outras frentes na Cisjordânia e no Líbano (onde Israel enfrenta outro grupo terrorista, o Hezbollah), com o Irã podendo ser a quarta, após o ataque com mísseis de Teerã a Israel na terça.