O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou nesta quinta-feira (2) que o Hamas roubou um grande carregamento de primeiros socorros que entrou em Gaza através da passagem israelense recém-aberta de Erez.
Os suprimentos partiram da sede da Organização de Caridade Hachemita da Jordânia, em Amã, para atender o povo palestino, que sofre as consequências da guerra iniciada pela milícia em 7 de outubro.
Segundo Miller, a ajuda foi descarregada por militares jordanianos dentro do enclave, ocasião em que terroristas interceptaram e desviaram os recursos para uso dos integrantes do Hamas. "A ONU está no processo ou já recuperou essa ajuda, mas foi um ato inaceitável do Hamas desviar esta ajuda”, disse o representante da Casa Branca durante uma coletiva de imprensa.
Essa foi a primeira vez em que os EUA reconheceram um desvio de ajuda humanitária na Faixa, apesar das inúmeras declarações e provas de Israel nesse sentido, nos últimos meses. “Se há algo que o Hamas poderia fazer para colocar em risco o envio de ajuda, seria desviá-la para uso próprio, em vez de permitir que fosse usada por civis inocentes que necessitam”, disse Miller.
A imprensa israelense divulgou imagens de Gaza que exibiam homens armados, supostamente ligados ao grupo terrorista, roubando caminhões que entregavam suprimentos a partir do Egito, em dezembro.
Após forte pressão internacional, Tel Aviv intensificou os esforços para entregar mais ajuda por via terrestre na Faixa de Gaza, incluindo a abertura da passagem de Erez para a entrada de caminhões.
Deixe sua opinião