Um helicóptero do exército britânico foi derrubado por um míssil neste sábado em Basra, segunda maior cidade do Iraque, localizada a cerca de 550 quilômetros de Bagdá. Segundo os bombeiros, quatro corpos carbonizados foram encontrados no interior do aparato.
O helicóptero explodiu em chamas por causa do impacto e uma espessa nuvem negra de fumaça era vista no céu. Enquanto soldados em veículos blindados isolavam a área, centenas de jovens gritando "vitória ao Exército Mehdi!" reuniram-se ao redor deles, atirando pedras e coquetéis Molotov. Os soldados usaram espuma para controlar o fogo em seus veículos. A fumaça de pneus queimando ao longo da rodovia obscurecia a paisagem.
O exército Mehdi é formado pelas milícias leais ao clérigo xiita muçulamno Moqtada al-Sadr, que exigiu o fim da ocupação liderada pelos EUA no país. Ele é considerado uma figura chave no bloco da aliança islâmica xiita que deseja liderar o novo governo nacional.
O Exército britânico negou ter aberto fogo ou ter sido alvo de tiros. O porta-voz militar britânico Al Green disse que os soldados contaram cerca de 60 tiros disparados para o ar pela multidão - o que é comum no Iraque - e disseram que nenhum tiro foi disparado do lado britânico. Mas um jornalista local disse ter sido ferido na perna e disse ter visto pelo menos um homem morto após escutar tiros.
Dominada pela maioria muçulmana xiita que agora está no controle de Bagdá, Basra sofre menos violência do que as cidades no norte do país. Mas a tensão entre a força de ocupação e milícias como o Exército Mehdi continua.
Fontes militares britânicas confirmaram que fogo disparado do solo pode ser a explicação mais provável para a queda do helicóptero. Mas as Forças Armadas recusaram-se a admitir isso.
- Podemos confirmar que um helicóptero militar britânico caiu e que há uma investigação em andamento - disse um porta-voz das Forças Armadas britânicas em Londres.
Já o porta-voz da polícia de Basra, tenente-coronel Kareem al-Zaidi, disse:
- Um helicóptero das Forças Multinacionais foi atingido por um míssil e caiu sobre casas no centro de Basra.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou