• Carregando...
O presidente da Guiana, Irfaan Ali
O presidente da Guiana, Irfaan Ali| Foto: EFE/Alberto Valdes

Um helicóptero modelo Bell 412 recém-adquirido pela Guiana desapareceu nesta quarta-feira (6) na região do Essequibo, que neste momento é alvo de uma disputa territorial entre o pequeno país sul-americano e a Venezuela.

O helicóptero, que estava sendo pilotado por um militar veterano, transportava oito soldados das Forças de Defesa da Guiana e estava sobrevoando a localidade de Olive Creek, na área rica em recursos naturais, quando desapareceu. Fontes do governo guianense, mencionadas pela mídia local, descartaram a hipótese de um ataque e atribuíram o incidente às “más condições climáticas” do local.

O governo da Guiana informou que está realizando neste momento uma operação de busca e resgate na região.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, declarou que a Força de Defesa do seu país está em “alerta máximo” por causa da crescente tensão com os venezuelanos e que conta com o apoio de aliados militares, como os Estados Unidos, para enfrentar a “ameaça iminente” da país vizinho à sua integridade territorial e à paz mundial.

A tensão entre a Guiana e a Venezuela aumentou depois que o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (5) um plano de ação que inclui a exploração de petróleo e o envio de tropas para a região em disputa. O regime venezuelano também acusou a Guiana de permitir a “presença do Comando Sul dos EUA” em Essequibo. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]