Pelo menos oito pessoas morreram nesta terça-feira (25) após um helicóptero de resgate cair em Gaurikund, no Estado de Uttarakhand, no norte da Índia. O aparelho era usado para resgatar vítimas das tempestades que atinge a região desde a semana passada e deixou mais de 800 mortos.

CARREGANDO :)

Segundo as Forças Armadas, o aparelho militar voltava de Kedarnath, uma das regiões mais afetadas pelas monções, que provocaram grandes deslizamentos quando o aparelho, do modelo russo Mi-17, bateu em uma montanha e caiu em um rio.

Todos os ocupantes da aeronave, os cinco militares tripulantes e três civis resgatados, morreram na queda. O helicóptero era um dos 45 usados pelo Exército indiano para atuar em tarefas de resgate das vítimas, a maior operação do tipo realizada no país asiático.

Publicidade

Segundo o jornal "Times of India", 882 pessoas morreram até o momento no país e outras 2.000 estão desaparecidas por causa das chuvas de monção, consideradas as mais fortes dos últimos 80 anos. Cerca de 90 mil foram resgatadas pelos militares enquanto outras 3.000 continuam ilhadas.

As autoridades, no entanto, dizem que as mortes podem chegar a 10 mil, já que ainda não foi possível chegar a diversos vilarejos afetados pelos deslizamentos, em especial na região de Kedarnath. A área montanhosa é local de peregrinação para os hindus, por conter quatro templos ao deus Shiva.

Diversos vilarejos da região foram soterrados por deslizamentos, provocados pelo aumento do desmatamento e do crescimento desordenado nos últimos anos. O número de turistas saiu de 10 milhões em 2001 para 30 milhões anuais em 2010.

As inundações são frequentes durante a temporada de chuvas de monção na Índia, embora neste ano tenham sido 68% mais fortes do que o habitual no norte do país.

Publicidade