Separatistas derrubaram nesta terça-feira um helicóptero ucraniano que levava técnicos que haviam instalado equipamentos para monitorar violações de um plano de paz no leste da Ucrânia, em áreas rebeladas contra o governo central, causando a morte de nove pessoas a bordo, disse um porta-voz militar.
Os técnicos voltavam de uma viagem para a colocação de equipamento especializado quando o helicóptero de carga M-8 foi atingido por um foguete perto de Slaviansk no leste da Ucrânia, disse o porta-voz das forças do governo, Vladyslav Seleznyov.
"Havia nove pessoas a bordo. De acordo com informação preliminar... todos a bordo foram mortos", disse Seleznyov em sua página do Facebook. Os mortos incluem três tripulantes.
"Os combatentes (rebeldes), depois de lançar o foguete, se esconderam no vilarejo de Bylbasokva, nas proximidades", disse ele.
O incidente ocorreu poucas horas depois de separatistas pró-Rússia terem anunciado na noite de segunda-feira um cessar-fogo até 27 de junho, em conformidade com uma trégua unilateral por uma semana das forças do governo, ordenada pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.
A cidade de Slaviansk está sob controle dos separatistas desde abril. Em 30 de maio os rebeldes derrubaram um helicóptero das Forças Armadas, matando 14 militares, incluindo um sargento.
- Presidente russo renuncia a direito de usar forças militares na Ucrânia
- Ucrânia e milícias pró-Rússia se acusam de violação da trégua
- Hollande e Merkel pedem a Putin que controle fronteira com Ucrânia
- Putin pede diálogo entre Moscou e Kiev
- Putin apoia cessar-fogo na Ucrânia, mas diz que são necessárias "ações práticas"
- Ataques continuam na Ucrânia após cessar-fogo
- Rússia expede ordem de busca e captura de ministro e governador ucranianos
- EUA e UE intensificam conversas sobre sanções à Rússia
- Hollande e Obama apoiam plano de paz do presidente da Ucrânia
- Putin põe em alerta de combate tropas na parte central da Rússia