Um helicóptero iraquiano que estava levando ajuda aos yazidis presos nas montanhas Sinjar, no Iraque, caiu nesta terça-feira (12), informou a TV estatal Iraqia. Fontes militares citaram falha técnica no acidente do MI-17. Segundo informações do gabinete do primeiro-ministro do governo regional curdo, o piloto morreu na queda.

CARREGANDO :)

Pelo menos quatro helicópteros estavam sendo usados para alcançar famílias desesperadas do grupo minoritário Yazidi.

Dezenas de milhares de pessoas - especialmente cristãos e muitos yazidis - fugiram de suas casas há mais de uma semana para escapar de jihadistas do Estado Islâmico, que vem realizando uma campanha de terror e de limpeza étnica na região. Eles estão cercados por forças militantes nas montanhas de Sinjar, sob um calor escaldante, pouca água e comida.

Publicidade

Nesta terça-feira, militares dos EUA realizaram um ataque aéreo "com sucesso" contra um alvo do Estado Islâmico no norte de Sinjar, disse o Comando Central das Forças Armadas americanas, segundo a CNN. Militantes do grupo extremista dispararam contra as forças curdas, que estavam defendendo os yazidis que tentavam fugir da área, segundo o Comando Central.

No domingo, o ministro de Direitos Humanos iraquiano afirmou que militantes do Estado Islâmico mataram ao menos 500 membros do Yazidi durante sua ofensiva no Norte do Iraque.

Os Estados Unidos lançaram de paraquedas o equivalente a 52 mil pacotes de refeição e água, depois de realizar operações similares na quinta e sexta-feira para ajudar milhares de cidadãos iraquianos ameaçados pelos jihadistas.