Moscou Um helicóptero militar russo caiu ontem matando ao menos 18 pessoas, informaram autoridades. Não ficou claro se a aeronave, modelo Mi-8, foi derrubada ou caiu de forma acidental. O acidente foi o que deixou mais baixas entre as forças russas nos últimos meses na Chechênia.
O helicóptero, que transportava 15 militares e três tripulantes, sobrevoava a região da Chechênia durante uma operação contra rebeldes separatistas, segundo fontes do Ministério de Situações de Emergência.
Um porta-voz da força aérea russa em Moscou confirmou a queda do helicóptero, sem fornecer mais detalhes.
"Às 11h34 (4h34 de Brasília), durante uma missão para transportar soldados ao sul de Shatoi, houve uma situação de emergência que causou a queda de um helicóptero MI-8, diz o comunicado da força aérea.
De acordo com o Ministério de Emergências, a aeronave era uma das três que sobrevoavam a região para investigar um local onde supostamente estavam reunidos rebeldes.
A agência RIA afirmou que um tiroteio entre forças russas e rebeldes aconteceu em Shatoi, a mesma região em que o helicóptero caiu.
A Chechência deixou de ser cenário freqüente de ofensivas de grande porte e confrontos, mas rebeldes ainda armam emboscadas e ataques com explosivos, principalmente contra militares russos e contra membros do governo checheno apoiado por Moscou.