Três helicópteros do Brasil para apoiar a liberação de seis reféns das Farc chegaram no sábado à Colômbia, enquanto as Forças Militares interromperam as operações no sul do país para facilitar a entrega de sequestrados.

CARREGANDO :)

Os helicópteros, procedentes de São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia brasileira, chegaram ao aeroporto da cidade de Florencia, capital de Caquetá, com os delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a missão humanitária que receberá os reféns.

Inicialmente, a senadora Piedad Córdoba, que coordena a missão humanitária, informou que os helicópteros chegariam a San José del Guaviare, capital de Guaviare, mas dificuldades meteorológicas mudaram o itinerário.

Publicidade

A liberação dos reféns, a primeira desde fevereiro de 2008, começa neste domingo com a entrega de três policiais e um soldado e continuará na segunda-feira com a liberação do ex-governador do Estado de Meta Alan Jara.

A operação deve ser concluída na quarta-feira, com a liberação do ex-deputado Sigifredo López.

Com a entrega, segundo analistas, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) buscam ganhar espaço político e imagem internacional depois de as Forças Militares terem matado vários comandantes do grupo, do resgate de Ingrid Betancourt e da deserção de vários combatentes.

Veja também
  • Colômbia aceita trégua e Cruz Vermelha dá garantias para liberação de reféns
  • Colômbia e Brasil iniciam operação para libertar reféns das Farc