O primeiro bebê do sexo masculino a nascer na família imperial do Japão em quase 41 anos foi batizado de Hisahito nesta terça-feira, em uma cerimônia privada no hospital de Tóquio onde sua mãe se recupera de uma cesariana, disse a Agência da Casa Imperial.
"Hisa" significa serenidade ou permanência", enquanto o ideograma "hito", usado tradicionalmente para herdeiros do trono, significa "o mais elevado padrão moral".
Os pais do bebê, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, escolheram o nome, que foi escrito em uma tira de papel artesanal japonês, colocado em uma caixa de madeira e deixado ao lado do travesseiro da criança, em uma cerimônia conhecida como Meimei no Gi.
Os nomes da realeza freqüentemente inspiram o público na escolha dos nomes de seus próprios filhos. O nascimento da prima de Hisahito, a princesa Aiko, em 2001, provocou um boom do uso do ideograma "ai", que significa amor, nos nomes de garotas.
O nascimento do primeiro neto homem do imperador Akihito, no dia 6 de setembro, evitou uma crise na sucessão e adiou, por enquanto, os planos para mudar a lei e fazer com que as mulheres possam subir ao trono que, atualmente, limita-se aos homens.
Hisahito é o terceiro na linha de sucessão do trono, após seu tio, o príncipe Naruhito, e seu pai.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas