O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou que disparou nesta quarta-feira (27) cerca de 30 foguetes contra a cidade de Kiryat Shmona, no norte de Israel e perto da fronteira com o Líbano.
"Os mujahideen da Resistência Islâmica atacaram às 16h30 (11h30 de Brasília) de quarta-feira, 27 de dezembro, o assentamento de Kiryat Shmona, o povoado ocupado de Al Khalisa, com 30 foguetes Katyusha", disse o grupo libanês em um breve comunicado.
De acordo com a nota, a ação foi uma resposta aos ataques israelenses a casas de civis em Bint Jbeil, cidade do sul do Líbano, onde um combatente do Hezbollah, seu irmão que vive na Austrália e sua esposa, que ele tinha ido buscar para deixarem o país juntos, foram mortos na noite de ontem. A casa onde eles estavam foi bombardeada por aviões israelenses.
Kiryat Shmona fica a cerca de 10 quilômetros da fronteira com o Líbano e a grande maioria de seus 25 mil habitantes deixou a região em outubro, como parte de um plano implementado pelas autoridades israelenses em resposta ao surto de violência na fronteira.
Mais cedo, o Hezbollah reivindicou a responsabilidade por outros cinco ataques no norte de Israel, incluindo o lançamento de mísseis de alto calibre Burkan em um posto militar avançado e um ataque simultâneo a vários grupos de soldados usando drones, projéteis e artilharia.
O grupo xiita também reivindicou hoje duas outras ações com armas não especificadas contra posições militares, assim como o lançamento de mísseis guiados. (Com Agência EFE)
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares