Ouça este conteúdo
O Conselho da Shura do Hezbollah, o mais alto órgão do grupo xiita libanês, anunciou a nomeação do número dois da organização terrorista, Naim Qassem, como seu novo secretário-geral, substituindo Hassan Nasrallah, que foi morto em um ataque de Israel no último dia 27 de setembro, em Beirute.
Por meio de um comunicado emitido nesta terça-feira (29) pela direção do Hezbollah, o grupo extremista disse que "de acordo com o mecanismo aprovado para a eleição do secretário-geral, o Conselho da Shura do Hezbollah decidiu eleger o xeque Naim Qassem como secretário-geral do Hezbollah, carregando o abençoado estandarte nesta jornada, pedindo ao deus todo-poderoso que o guie nesta nobre missão à frente do Hezbollah e sua resistência islâmica".
Na nota, a formação terrorista prometeu que, com a nomeação de Qassem, “trabalharão em conjunto para alcançar os princípios do Hezbollah e os objetivos do seu caminho, e manter acesa a chama da resistência e seu padrão elevado até que a vitória seja alcançada”. Um dos objetivos do Hezbollah é a destruição de Israel.
Pouco mais de um mês após a morte de Nasrallah, o grupo terrorista xiita decidiu eleger seu número dois e aquele que foi encarregado de proferir os três discursos televisivos oferecidos após a morte do chefe anterior do Hezbollah, que serviu por três décadas no comando.
Esta decisão foi tomada depois de o Hezbollah ter confirmado na semana passada a morte de Hashem Safi al Din, chefe do Conselho Executivo do grupo e que foi considerado um dos principais candidatos à sucessão do clérigo Nasrallah.
O novo líder do Hezbollah foi considerado um dos principais porta-vozes e a figura de mais alto nível que já deu entrevistas à imprensa estrangeira em nome do grupo terrorista.
Quem é Naim Qassem
O novo secretário-geral do Hezbollah, Naim Qassem, tem 71 anos e é um dos fundadores do grupo libanês, tendo participado das reuniões que levaram à formação do Hezbollah, estabelecido com o apoio da Guarda Revolucionária do Irã em resposta à invasão israelense do Líbano em 1982.
Qassem, cuja localização é desconhecida, foi nomeado vice-líder do Hezbollah em 1991, quando Nasrallah ainda não era o secretário-geral do grupo. Na época, Abbas al-Musawi liderava o grupo terrorista, antes de ser morto num ataque de helicóptero israelense no ano seguinte.
Qassem nasceu em Beirute, em 1953, na cidade de Kfar Fila, que faz fronteira com Israel. Seu ativismo político começou dentro do movimento xiita libanês Amal. No entanto, ele deixou o grupo em 1979, após a Revolução Islâmica no Irã, que resultou na ascensão dos aiatolás ao poder.
Desde 2006, quando Nasrallah deixou de aparecer em público, fazendo seus discursos sempre de um local desconhecido, o novo líder nomeado nesta terça-feira assumiu essa função, se tornando a liderança mais importante do grupo terrorista a continuar aparecendo nas entrevistas.