A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, demonstrou ontem a "solidariedade" dos norte-americanos ao povo chileno. Durante visita ao país, Hillary prometeu que equipamentos e suprimentos dos Estados Unidos já estão a caminho do país sul-americano.
"O terremoto devastador trouxe tantos estragos em seu país", disse Hillary, ao lado da presidente chilena, Michelle Bachelet, no aeroporto internacional de Santiago.
Bachelet disse que seu governo avalia a extensão dos estragos, mas ainda não chegou a uma estimativa. "Eu não posso lhe dizer quanto possivelmente custará para reconstruir todo o estrago, mas será muito", previu ela.
"Os Estados Unidos estão prontos para responder aos pedidos feitos pelo governo chileno, portanto nós podemos fornecer solidariedade e os suprimentos específicos que podem ajudar vocês a se recuperarem desse terremoto", afirmou Hillary.
A secretária do Estado já levou 25 telefones por satélite, que devem ser usados em áreas ainda com problemas no setor de telecomunicações. Ela também disse que oito purificadores de água estão a caminho, enquanto um hospital de campanha está pronto para funcionar, inclusive com capacidade para fornecer máquinas de hemodiálise.
"Nós estamos analisando se podemos enviar equipamento adicional, de cozinhas portáteis a helicópteros", afirmou Hillary.