A candidata democrata Hillary Clinton ampliou a seis pontos a vantagem sobre seu rival republicano Donald Trump na corrida pela Casa Branca, uma semana depois do áspero debate entre ambos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3).
Segundo a pesquisa do Politico/Morning Consult, Clinton supera agora Trump por 42% a 36% das intenções de voto, em um cenário que inclui os outros candidatos minoritários, o libertário Gary Johnson (9%) e a ambientalista Jill Stein (2%).
Imprensa dos EUA endurece contra um Trump ‘mentiroso, intolerante e fanfarrão’
Leia a matéria completaDe acordo com a pesquisa, quando são considerados apenas os dois candidatos principais, a vantagem de Hillary sobre Trump é de 46% a 39%.
Rejeição
A medição, no entanto, volta a deixar em evidência o nível de rejeição incrivelmente alto contra os dois principais candidatos: 58% dos eleitores consultados têm uma imagem ruim de Trump, contra 54% que pensam o mesmo de Hillary.
O primeiro debate entre os dois candidatos na última segunda-feira começou com uma aparente tentativa de civilidade, mas se converteu em uma agressiva troca de acusações pessoais e ironias de todo tipo.
Uma pesquisa realizada pelo Politico e Morning Consulting antes deste debate mostrava Trump com uma vantagem mínima de um ponto porcentual, dentro da margem de erro.
Na sexta-feira, outra pesquisa divulgada pela Fox concedeu a Hillary uma vantagem de cinco pontos (49% a 44%), embora a pesquisa do jornal Los Angeles Times ainda situe Trump à frente, com 47% a 42%.
De acordo com o Politico e Morning Consult, o principal fator no avanço de Hillary está em um maior nível de aceitação entre os eleitores independentes e, em menor medida, entre os eleitores mais jovens.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink