Hillary: agenda tem encontro com líderes e também empresários| Foto: Panta Astiazaran/AFP

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chega hoje à tarde a Brasília para uma visita de pouco mais de um dia ao Brasil. Ela terá reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os ministros de Rela­­ções Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e também com empresários. As informações são da Agência Brasil.

CARREGANDO :)

No Brasil, os temas que dominarão as conversas vão desde a posição do Brasil em apoiar o programa nuclear do Ir㠖 em oposição ao defendido pelos Estados Unidos que lideram um movimento de sanção ao país do Ori­­ente Médio por suspeita de produção de armas nucleares – até a venda de 36 aviões caças e as relações bilaterais com Cuba, Ve­­nezuela, Bolívia e Honduras.

De Brasília, Hillary irá para São Paulo, onde se reúne com empresários de vários setores. Atualmente, o Brasil e os Estados Unidos travam uma disputa co­­mercial sob orientação da Or­­ganização Mundial do Comércio (OMC). O governo brasileiro prepara para divulgação, no próximo dia 8, uma lista dos produtos norte-americanos que deverão ser retaliados em decorrência dos elevados subsídios cobrados pe­­los Estados Unidos ao algodão oriundo do Brasil.

Publicidade

Antes de chegar ao Brasil, Hil­­lary passou pelo Uruguai, quando participou da cerimônia de posse do novo presidente José Mujica, ontem. Em seguida, a se­­cretária planeja ir para o Chile, que foi parcialmente atingido por um terremoto no último sá­­bado.

Hillary Clinton também visitou a presidente Cristina Kirch­­ner, ontem, em parada não planejada inicialmente. Ela ofereceu a ajuda de Washington na bus­­ca por uma solução para a disputa entre a Argentina e a Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas. Hillary disse que argentinos e britânicos deveriam acertar suas diferenças.