A pré-candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton convocou no domingo (24) os eleitores a optar por sua experiência diante do idealismo de seu rival Bernie Sanders, que percorreu várias universidades no fim de semana para mobilizar os estudantes.
“Sei que alguns de vocês ainda fazem suas compras. Eu gostaria de fazer isso também. (...) Mas espero convencer alguns nesta tarde”, declarou Hillary Clinton em um ginásio da escola de North Liberty diante de 600 pessoas.
Os eleitores de Iowa darão a largada no dia 1º de fevereiro à temporada de primárias para as presidenciais de novembro, com consultas conhecidas como “caucus”, e Bernie Sanders está emparelhado com a ex-secretária de Estado em algumas pesquisas.
“Ela enfrentou as ditaduras mais duras do mundo, e não tenho nenhuma dúvida de que se oporá ao Tea Party e ao lobby das armas”, disse Cecile Richards, presidente da principal organização de planejamento familiar americana, uma das muitas organizações que pediram votos para Clinton. “Ela nunca fraqueja”.
A mensagem defendida por Hillary Clinton e pessoas próximas a ela é que seu projeto é mais realista que o de Bernie Sanders, um “socialista democrata” que fez da denúncia das elites financeiras o centro de sua campanha.
Ele repete que Hillary Clinton mantém há muito tempo estreitos vínculos com os grandes banqueiros, e inclusive recebeu dinheiro por dar palestras no Goldman Sachs. Hillary respondeu no domingo: “Ataco Wall Street há anos! Tenho um plano melhor para fazer isso”. “Nenhum banco é grande demais para quebrar, e nenhum executivo é grande demais para ir à prisão”, acrescentou.
A ex-primeira-dama também insistiu em sua experiência em temas internacionais e em seu plano “muito preciso” para derrotar o EI. Dedicou um longo tempo de seu discurso à operação contra Osama Bin Laden, em 2011, que vários assessores consideraram muito perigoso e incerto; e disse que ela encorajou o presidente Barack Obama a autorizar a operação.
“A pessoa que se encontra na sala de controle deve ser capaz de pesar as informações e a inteligência, de se aprofundar nos detalhes”, concluiu, fazendo uma alusão final à página desconhecida que seria inaugurada com a presidência de Sanders. “Devemos traçar um caminho de estabilidade”.
“Ideias radicais”
Mas o idealismo de Bernie Sanders faz uma parte dos democratas sonharem.
Em um discurso no qual falou de ideias radicais e no qual pediu uma revolução política, Sanders lembrou na noite de domingo aos estudantes da Universidade do Norte de Iowa, em Cedar Falls, que era considerado um candidato marginal ao lançar sua campanha.
“Meus amigos, muitas coisas aconteceram nestes nove meses”, disse. Para acabar com as dúvidas dos eleitores a respeito de votar em um esquerdista, mencionou as pesquisas que o mostram superando Donald Trump por uma margem maior que Hillary Clinton.
“Em uma eleição geral, os republicanos ganham quando as pessoas estão desmoralizadas e não votam”, disse. Ou “uma análise objetiva pode constatar que a energia e o entusiasmo estão do nosso lado”.
“Não poderemos ganhar se os jovens não se moverem e forem votar”, insistiu. Seu discurso foi o oitavo do fim de semana, e o terceiro em um campus.
Ele esteve incrível no campus, afirmou Caleb Cady, estudante de 22 anos. “Todos os meus amigos estão aqui por ele. Havia um show de rock por Bernie no outro dia, e todas as pessoas que conheço estavam lá”.