• Carregando...
 | BRIAN SNYDER/REUTERS
| Foto: BRIAN SNYDER/REUTERS

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, favorita na corrida pela indicação democrata para as eleições presidenciais de 2016, perderia em três estados importantes se a votação ocorresse agora, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22).

A pesquisa da Universidade de Quinnipiac revela que Hillary teria dificuldade de se impor perante três dos principais aspirantes presidenciais republicanos nos estados do Colorado, Iowa e Virgínia, chave para chegar à Casa Branca por ser dos poucos que podem mudar de lado.

Hillary perderia nesses três estados contra o ex-governador da Flórida Jeb Bush; o governador de Wisconsin, Scott Walker, e o senador pela Flórida Marco Rubio, três dos favoritos para a indicação presidencial do Partido Republicano.

No estado do Colorado, 36% votariam em Hillary, contra 41% de Bush; enquanto a ex-secretária de Estado obteria 38% se enfrentasse Walker e Rubio, que se imporiam com 47% e 46%, respectivamente.

Porcentagens muito similares ocorreriam no estado de Iowa, onde Walker obteve os maiores apoios dos pesquisadores, algo que coincide com outras enquetes que dão ao governador de Wisconsin vantagem nos estados do Meio-Oeste frente a outros rivais de partido.

Hillary vê sua menor desvantagem na Virgínia, um estado que, junto com Iowa e Colorado, se inclinou do lado democrata em 2012, o ano da reeleição do presidente Barack Obama.

Os índices de popularidade de Hillary nesses três estados não são muito bons, com 56% de opiniões desfavoráveis, frente a 36% de favoráveis no Colorado; 56% contra e 33% a favor, em Iowa, além de 50% contra e 41% a favor na Virgínia.

Se Hillary, que segundo as enquetes não deve ter vida muito difícil para ser a candidata democrata à presidência em 2016, perder Virgínia, Iowa e Colorado seria complicado chegar à Casa Branca.

Esses três estados, junto com Flórida e Ohio, podem ser os mais competitivos de toda a geografia americana e definir a corrida presidencial.

A seu favor, Hillary conta com menor concorrência para as primárias do partido comparado com os republicanos, onde 16 aspirantes disputam a indicação. Além disso, conta com boas perspectivas de arrecadação de fundos.

A pesquisa de Quinnipiac foi realizada entre 9 e 20 de julho com cerca de 1,2 mil eleitores em cada um dos estados, com uma margem de erro de 2,8%. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]