A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, virá ao Brasil no próximo mês, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo subsecretário de Estado dos EUA, William Burns. Hillary vai participar de uma conferência da Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership, OGP, em inglês), iniciativa lançada em setembro do ano passado para incentivar maior transparência e eficiência de governos.

CARREGANDO :)

A cúpula da entidade será realizada nos dias 17 e 18 de abril, em Brasília. Hoje, segundo Burns, 52 países participam da iniciativa. Brasil e Estados Unidos fazem parte do grupo de oito países fundadores (que inclui ainda Indonésia, México, Noruega, Filipinas, África do Sul e Reino Unido).

A Parceria para o Governo Aberto foi lançada em setembro em Nova York, com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama.

Publicidade

Segundo Burns, os próximos meses serão uma grande oportunidade para ampliar a parceria entre Estados Unidos e Brasil. Na agenda, estão a visita da presidente Dilma aos Estados Unidos, em abril, a Conferência das Américas, na Colômbia, a vinda de Hillary ao Brasil e o encontro Rio + 20, em junho, no Rio. O subsecretário citou, ainda, a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Burns destacou que os Estados Unidos "têm forte apreço pela aspiração do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU".

"O Brasil importa enormemente no mundo do século XXI. É um player essencial num mundo em que desafios globais compartilhados são resolvidos com parcerias mais fortes. O Brasil é uma sociedade que não apenas adotou a democracia, mas que aproveita e celebra sua diversidade como fonte de fortalecimento."