A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que os Estados Unidos ainda estão trabalhando para retomar os diálogos de paz para o Oriente Médio, apesar da avaliação palestina de que as negociações com Israel haviam fracassado.
"Os Estados Unidos estão trabalhando intensamente para criar as condições que permitirão uma negociação rumo a uma resolução final", disse Hillary no Barein, onde está participando de uma conferência de segurança.
Uma autoridade palestina afirmou na quinta-feira que os Estados Unidos deveriam culpar Israel pelo "colapso" no processo de paz, numa avaliação pessimista dos esforços para retomar os diálogos de paz.
Autoridades palestinas também disseram que os planos israelenses para construir mais casas próximo à Jerusalém Oriental, anunciados na quarta-feira, indicavam que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não está disposto a retomar as negociações.
"Está na hora de o governo norte-americano dizer ao mundo que Israel é o responsável pelo colapso no processo de paz", disse o negociador-chefe palestino, Saeb Erekat.
Os palestinos querem que Israel pare de construir no território onde pretendem fundar um estado independente, incluindo áreas ao redor de Jerusalém Oriental capturadas por Israel na guerra de 1967.
Abbas e Netanyahu realizaram três rodadas de negociações diretas em setembro, mas os palestinos se retiraram três semanas depois quando um congelamento parcial da construção de colônias israelenses venceu, após 10 meses, e não foi prorrogado.