A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse hoje que as mais recentes sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Coreia do Norte possibilitam a tomada de medidas apropriadas. "Acho que essas sanções fornecem à comunidade mundial as ferramentas de que precisamos para tomar medidas apropriadas", disse Hillary, durante visita ao Canadá.
As novas sanções têm como objetivo impedir o progresso do programa nuclear norte-coreano. Uma resolução da ONU aprovada ontem, por exemplo, autoriza a realização de buscas em navios da Coreia do Norte suspeitos de transportar mísseis balísticos e material nuclear.
Hillary disse que a ação representa uma resposta unificada às provocações da Coreia do Norte, que realizou um teste nuclear há mais de um mês. Segundo ela, os Estados Unidos trabalharão com outros países para que as sanções sejam aplicadas energicamente. O objetivo, disse, é enviar uma mensagem clara contra a proliferação de armas nucleares pela Coreia do Norte.
O país respondeu à decisão da ONU com mais provocações. A Coreia do Norte informou hoje que irá incrementar seu programa nuclear através do enriquecimento de urânio. Ameaçou também declarar guerra a qualquer país que interceptar seus navios em alto-mar.