A candidata derrotada à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, enfim realizou um discurso após ser derrotada pelo republicano Donald Trump na corrida pela Casa Branca. A candidata do Partido Democrata afirmou que já havia parabenizado Trump pela vitória por telefone e que se comprometeu a “trabalhar com ele pelo bem dos EUA”.
Leia mais sobre as eleições nos EUA
Como Donald Trump quebrou as velhas regras da política e ganhou a Casa Branca
Leia a matéria completaDurante a madrugada desta quarta-feira (9), quando era aguardado que ela admitisse a derrota, um membro de sua campanha avisou aos apoiadores reunidos em Nova York que fossem para a casa pois não havia nada mais a ser dito naquele momento.
Já na tarde desta quarta, Hillary subiu ao pódio do salão do hotel New Yorker para fazer o discurso acompanhada do marido, o ex-presidente Bill Clinton. Ela disse “lamentar” não ter ganho e admitiu que esse revés é “doloroso, e será assim por muito tempo”. A filha do casal, Chelsea Clinton, também estava presente.
A ex-secretária de Estado pediu que os partidários aceitem o resultado e “olhem para o futuro” e disse que Trump deve ter agora “a chance de liderar”, após vencer a disputa. Segundo ela, a democracia americana depende de “uma transição pacífica de poder”. “Espero que ele seja um bom presidente para todos os EUA.”
Hillary disse também esperar que Trump seja “o candidato de todos os americanos”, após notar que o processo eleitoral mostrou que os EUA estão “mais divididos do que pensávamos”. Ainda segundo ela, é preciso que sejam defendidos “valores americanos”. Hillary enfatizou em trecho de sua fala os direitos das minorias, citando por exemplo os imigrantes, alvos de vários ataques de Trump durante a campanha.