Hillary Clinton se tornou a primeira secretária de Estado americana a visitar o Laos em mais de cinco décadas, enquanto os EUA avaliam se o país, alvo de bombas americanas durante a Guerra do Vietnã, pode vir a ser um novo ponto da influência americana na Ásia.
Nesta quarta-feira (11), Hillary se reuniu com o primeiro-ministro e com o ministro das Relações Exteriores do Vietnã, parte de uma turnê de uma semana pelo sudeste da Ásia. O objetivo das visitas é reforçar a posição dos EUA em alguns dos mercados que mais crescem no mundo e conter o domínio econômico, diplomático e militar em expansão da China na região.
Em seus encontros, Hillary discutiu as preocupações ambientais relacionadas à construção de uma represa no rio Mekong, oportunidades de investimento e esforços conjuntos para retirar dezenas de milhões de bombas que os EUA lançaram sobre o Laos durante a Guerra do Vietnã.
Programas de apoio nesses campos serão incluídos em uma iniciativa de vários milhões de dólares para o sudeste da Ásia, a ser anunciada mais tarde nesta semana. As informações são da Associated Press.