A secretária de Estado americana Hillary Clinton pediu esta sexta-feira a palestinos e israelenses para "aproveitar" a oportunidade e retomar o diálogo proposto pelo Quarteto para o Oriente Médio (EUA, Rússia, União Europeia e ONU).
"Instamos ambas as partes a aproveitarem esta oportunidade para voltar ao diálogo", disse Hillary a jornalistas na ONU, onde o presidente palestino, Mahmud Abbas, apresentou esta sexta-feira o pedido de adesão de um Estado da Palestina às Nações Unidas, apesar da oposição de Estados Unidos e Israel.
Segundo a declaração divulgada na ONU, o Quarteto propôs alcançar um acordo de paz entre israelenses e palestinos "antes do fim de 2012", para o qual "em um mês haverá um encontro preparatório entre as partes para acertar a agenda e os métodos de procedimento da negociação". "A proposta do Quareto mostra a firme convicção da comunidade internacional de que a paz justa e duradoura só pode ser alcançada através de negociações entre as partes", disse Hillary.
Os Estados Unidos prometeram vetar no Conselho de Segurança - o que permite sua condição de membro permanente - a solicitação de adesão do Estado palestino, alegando que a negociação direta com Israel é o único caminho para a paz.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião