A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reiterou nesta quarta-feira o compromisso dos Estados Unidos com os aliados Japão e Coreia do Sul frente às ameaças da Coreia do Norte.

CARREGANDO :)

Hillary disse esperar que Pyongyang possa retornar às negociações para que o país abandone seu programa nuclear.

Durante coletiva de imprensa, Hillary disse também que a Coreia do Norte, que conduziu seu segundo teste nuclear na segunda-feira, está agindo de maneira provocativa e agressiva com seus vizinhos e que há consequências para tal comportamento.

Publicidade

"Quero ressaltar os compromissos que os EUA têm e pretendem sempre honrar para a defesa da Coreia do Sul e do Japão", disse Hillary.

"Espero que haja uma oportunidade para a Coreia do Norte retornar à mesa de negociações com os seis países e que podemos começar, mais uma vez, a ver os resultados de trabalhar com os norte-coreanos para a desnuclearização (da península coreana)", acrescentou Hillary.

Nas negociações entre as duas Coreias, China, Japão, Rússia e os EUA, a Coreia do Norte concordou, em 2005, em abandonar seus programas nucleares. O país comunista conduziu dois testes nucleares, o primeiro em outubro de 2006 e um outro mais potente esta semana.

Veja também
  • Coreia do Norte ameaça romper armistício com o Sul
  • Coreia do Norte reativa usina nuclear, diz jornal
  • Coreia do Sul promete resposta 'dura' contra mísseis do Norte
  • Rússia teme guerra nuclear entre as Coreias, diz agência