A Hitachi Ltd, a maior fabricante de eletrônicos do Japão, está perto de fechar um acordo para comprar o projeto nuclear britânico Horizon, disseram à Reuters duas pessoas familiares à questão.
"A Hitachi fez a melhor oferta e tem boas chances de ficar com a Horizon", disse à Reuters uma fonte familiar com o caso, falando sob anonimato.
Outra pessoa com conhecimento dos procedimentos também disse que a Hitachi, que lidera um consórcio para o projeto, seria provavelmente a vencedora.
A mídia japonesa disse neste sábado (27) que o valor do acordo seria de mais de 50 bilhões de ienes (US$ 628,5 milhões), enquanto analistas colocaram o valor da Horizon em cerca de 500 milhões de euros (US$ 646,6 milhões).
A Horizon, que pretende construir uma instalação nuclear de 6 gigawatts (GW), foi posta à venda por seus proprietários, as alemãs E.ON e RWE, em março, quando a decisão da Alemanha de pôr fim à energia nuclear prejudicou suas finanças.
A Hitachi deve fazer uma reunião de diretoria na terça-feira para aprovar o acordo e o anunciar oficialmente mais tarde naquele dia, disseram o jornal Asahi e a agência Kyodo, citando fontes familiares com a questão.
Funcionários da Hitachi não estavam disponíveis para comentar a notícia.