François Hollande, de 57 anos, tomou posse ontem da Presidência da França, em cerimônia realizada no Palácio do Eliseu. Hollande prometeu em discurso "fazer uma reviravolta na França de maneira justa e abrir um novo caminho na Europa".
À tarde, depois de almoçar com políticos e indicar o deputado socialista Jean-Marc Ayrault como primeiro-ministro, Hollande viajou a Berlim, onde se reuniu com a chanceler alemã Angela Merkel. Hollande passou por um susto quando o avião que o levava à Alemanha foi atingido por um raio a aeronave voltou a Paris e logo depois o mandatário partiu com sua comitiva em outro jato para Berlim. Na Alemanha, Hollande e Merkel concordaram em discutir nas próximas semanas a grave situação econômica do bloco europeu e a crise da dívida Hollande afirmou que é a favor da "seriedade orçamentária", mas que também é a favor da retomada do crescimento econômico.
Diferente
"Eu vou definir as prioridades", disse Hollande no seu discurso de posse, no Palácio do Eliseu. "Mas não vou decidir tudo, para todo mundo, em todos os lugares".
O socialista afirmou ainda que não vai governar como seu antecessor, Nicolas Sakorzy, que controlava de perto as operações cotidianas, geralmente ofuscando seus ministros.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia