O presidente da França, François Hollande, chegou nesta segunda-feira aos Estados Unidos para uma visita de três dias que incluirá um jantar de Estado com o líder americano, Barack Obama, que recebeu o companheiro francês em uma base aérea aos arredores de Washington e voou com ele até a antiga residência presidencial.
O avião de Hollande aterrisou por volta das 17h30 (em Brasília) na base de Andrews, no estado de Maryland, à qual Obama chegou por volta de 45 minutos depois a bordo do helicóptero Marine One.
Hollande se aproximou em um veículo escuro para saudar o líder americano e os dois se cumprimentaram com um aperto de mão. Depois, ambos caminharam até um avião presidencial para se deslocar em direção à Charlottesville (Virgínia) e visitar Monticello, que fora residência do presidente americano Thomas Jefferson, um declarado francófilo.
Ao saudar seu convidado, Obama pareceu perguntar sobre a viagem e Hollande olhou para o céu e comentou que fazia um tempo bom.
"Faz frio", respondeu Obama, pouco antes de embarcar com Hollande em um Boeing C-32, eleito para o deslocamento ao invés do tradicional Air Force One, devido à curta pista de aterrissagem em Charlottesville.
Às 21h (em Brasília) os dois líderes aterrissaram em Charlottesville e se transferiram em uma limusine presidencial para uma viagem de 25 minutos até Monticello.
Monticello "reflete o afeto de Jefferson pelo povo da França", onde foi embaixador entre 1785 e 1789, da mesma forma que valores compartilhados como "a vida, a liberdade e a busca da felicidade", segundo a Casa Branca.
Na terça-feira, será o dia mais importante da visita de Estado de Hollande, com o recebimento com honras na Casa Branca, reunião no Salão Oval, entrevista coletiva conjunta e por último, o jantar de gala.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia