Após uma série de quedas de popularidade, o presidente francês, Francois Hollande, tornou-se o presidente mais impopular da França de acordo com uma pesquisa do instituto BVA publicada nesta segunda-feira (28). Com apenas 26% de aprovação entre os franceses, Hollande é o primeiro líder com índice abaixo dos 30%, num momento de taxas recordes de desemprego.
Os números de popularidade de Hollande começaram a afundar pouco depois que ele foi eleito, em maio de 2012. Mas a sondagem indica a porcentagem mais baixa de aceitação que qualquer outro presidente, em 32 anos de pesquisa. A rejeição é quase unanimidade entre os eleitores de direita: 97% desaprovam o governo do socialista, um nível nunca alcançado por nenhum presidente - nem pelo conservador Nicolas Sarkozy. No total, 84% dos entrevistados também acreditam que a policia não é eficaz.
Os altos índices de desemprego, que bateram um novo recorde em setembro, com 60 mil pessoas a mais sem trabalho, e a o recente deportação de uma aluna imigrante durante um passeio escolar, contribuíram para a queda de popularidade do presidente. Quatro em cada cinco franceses consideram que Hollande não vencerá a eleição presidencial de 2017, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira pelo instituto Harris Interactive.