O presidente da França, François Hollande, promete ser “implacável” nas punições se forem confirmadas as denúncias de crimes de abuso sexual cometidos por militares franceses em serviço na República Centro-Africana (RCA).

CARREGANDO :)

A Justiça francesa investiga acusações envolvendo 14 soldados de uma força de paz do Exército francês suspeitos de cometer crimes sexuais contra crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. As agressões teriam ocorrido no campo de refugiados improvisado no aeroporto de M’Poko, próximo à capital centro-africana, Bangui, na Operação Sangaris, deflagrada no rastro de massacres provocados pelo conflito entre milícias cristãs e muçulmanas.

Hollande afirmou que as penas serão proporcionais ao fatos eventualmente constatados. “Se forem graves, as sanções serão graves, elas deverão mesmo ser exemplares”, disse o presidente francês.

Publicidade

A Justiça de Paris abriu um inquérito para apurar as denúncias em julho de 2014, mas as investigações foram mantidas em sigilo até a semana passada, quando foram reveladas pelo diário britânico “The Guardian”.