O candidato socialista François Hollande está à frente do conservador Nicolas Sarkozy na votação válida pelo segundo turno das eleições presidenciais da França, segundo dados provisórios publicados pelo site do jornal belga "La Libre Belgique".
O site indica que, segundo a contagem parcial dos votos em vários dos territórios ultramarinos da França, onde a votação começou no sábado (5), Hollande ganharia o duelo contra o atual presidente nos territórios de Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa e Saint-Martin.
Em Guadalupe, Hollande conseguiria 71,9% dos votos, contra 28% de Sarkozy. Em Martinica, o socialista obteria 68,4% dos votos e o conservador, 31,5%. Na votação realizada no consulado de Montreal, no Canadá, Hollande venceria Sarkozy com 57,74% contra 42,26%.
Já nas urnas dispostas no consulado de Nova York, nos Estados Unidos, o socialista ficaria atrás do atual presidente, com 37,5% contra 62,5% do conservador.
Cerca de 1,7 milhão de franceses estavam convocados para a votação nos territórios ultramarinos, onde as urnas abriram no sábado. Na metrópole (parte europeia da França), os colégios eleitorais só abriram neste domingo, às 8h locais (3h de Brasília).
As urnas ficarão abertas até 20h locais (15h de Brasília) e a divulgação de resultados provisórios e pesquisas está proibida na França durante o processo eleitoral, mas a imprensa dos países vizinhos já publica dados e estimativas, como havia feito no primeiro turno, realizado em 22 de abril.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião