• Carregando...
Novo presidente eleito da França, Francois Hollande e sua companheira Valerie Trierweiler se despedem do ex-presidente Nicolas Sarkozy r ex-primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy após cerimônia de possa em Paris | REUTERS/Philippe Wojazer
Novo presidente eleito da França, Francois Hollande e sua companheira Valerie Trierweiler se despedem do ex-presidente Nicolas Sarkozy r ex-primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy após cerimônia de possa em Paris| Foto: REUTERS/Philippe Wojazer
  • Nicolas Sarkozy e Carla Bruni-Sarkozy deixam o Palácio Eliseus, em Paris, após cerimônia de posse do novo presidente Francois Hollande

François Hollande tomou posse como primeiro presidente socialista da França em 17 anos numa rápida cerimônia nesta terça-feira, e se prepara para viajar a Berlim para contestar as políticas de austeridade receitadas pela chanceler alemã Angela Merkel para a Europa.

Em seu discurso de posse diante de 400 convidados, Hollande disse que vai tentar alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estão piorando as expectativas de expansão do bloco.

Estabelecendo diferenças com o ex-presidente Nicolas Sarkozy, que entregou o cargo nesta terça, Hollande disse que vai exercer uma Presidência "honrada" e "sóbria" e garantir que o Parlamento tenha papel fundamental.

"Vou estabelecer as prioridades mas não vou decidir por todos, sobre tudo e em todos os lugares", disse Hollande.

O presidente, cuja eleição acontece num momento em que a zona do euro combate novamente a crise diante dos temores sobre o futuro da Grécia, vai conceder sua primeira entrevista coletiva após a posse em Berlim, à tarde, ao lado de Merkel, que é de centro-direita.

Suas declarações serão acompanhadas de perto pelos mercados financeiros, que esperam uma confirmação de que sua posição a favor de medidas que incentivem o crescimento para combater o trato de disciplina fiscal implantado por Merkel e Sarkozy não vai prejudicar o início de sua relação com a chanceler (primeira-ministra) alemã.

Hollande deve nomear ainda nesta terça-feira o servidor civil Pierre-Rene Lemas como chefe de gabinete. O germanófilo Jean-Marc Ayrault, que tem fortes contatos em Berlim, pode ser nomeado primeiro-ministro depois disso.

Hollande vai viajar na quinta-feira aos Estados Unidos para cúpulas do G-8 e da Otan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]