O norte-americano nascido no Paquistão, que admitiu tentar explodir um carro-bomba na Times Square de Nova York, disse em um vídeo gravado antes do ataque frustrado que a motivação era vingar a guerra norte-americana no Afeganistão, informou a televisão Al Arabiya nesta quarta-feira.
"Esse ataque contra os Estados Unidos também será uma vingança por todos os mujahideen", disse o homem, supostamente Faisal Shahzad, em um vídeo que foi ao ar na televisão.
"Oito anos se passaram desde a guerra no Afeganistão e vocês verão como uma guerra muçulmana está apenas começando e como o Islã se espalhará pelo mundo", disse o suspeito, segundo a emissora.
O homem, vestindo roupas típicas e sentado com um rifle, elogiou como mártires o líder paquistanês do Taleban, Baitullah Mehsud, e o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, mortos em 2006, em um vídeo semelhante aos produzidos por homens-bomba.
Shahzad, que foi detido antes de conseguir fugir dos Estados Unidos, se declarou culpado por tentar explodir um carro-bomba na Times Square de Nova York em maio.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura