Um homem-bomba realizou neste sábado (28) um ataque em um pequeno restaurante na região tribal de Bajaur, no Paquistão, próxima à fronteira com o Afeganistão, matando cinco civis e ferindo outros dez, disseram autoridades.
O Paquistão tem testemunhado um aumento da violência de militantes desde que o chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi morto em uma operação dos Estados Unidos em uma cidade no norte do país no dia 2 de maio. Militantes do Taliban paquistanês aliados à Al Qaeda prometeram vingar a morte do líder.
A explosão ocorreu em Salarza, localizada cerca de 15 quilômetros ao norte da importante cidade de Khar.
"De acordo com testemunhas e evidências no local, foi um ataque suicida. O homem-bomba entrou no restaurante e detonou explosivos atados ao seu corpo," afirmou à Reuters Saad Mohammad, uma autoridade do governo.
Ele disse que cinco pessoas morreram. Moradores locais formaram uma força tribal para combater militantes do Taliban na região, que faz fronteira com o Afeganistão.
Um militante explodiu um carro-bomba e matou 27 pessoas do lado de fora de uma delegacia de polícia na cidade de Hangu, no noroeste do país, na quinta-feira.
O Taliban atacou no domingo passado uma base naval fortemente vigiada na cidade de Karachi, no sul do país. Dez militares foram mortos, e duas aeronaves acabaram destruídas.