Um homem há 15 anos em estado vegetativo chorou e sorriu depois de receber um tratamento com choques na França. O caso faz parte de estudo publicado nesta segunda-feira (25), na revista científica americana Current Biology . Segundo os pesquisadores, a técnica de estimulação elétrica nervosa utilizada pode ter sido responsável pelo aumento de consciência do paciente, de 35 anos de idade.
O processo envolveu o implante de um dispositivo no tórax do paciente, a fim de enviar impulsos elétricos ao nervo vago, a região que conecta o cérebro a outros órgãos importantes do corpo. Esta estimulação já é usada para tratar pessoas com epilepsia e depressão.
Leia também: Ele passou 12 anos preso no próprio corpo. Então algo incrível aconteceu
O homem que participou do estudo sofreu um acidente de carro e mostrou melhorias significativas em termos de atenção e atividade cerebral cerca de um mês após o início das estimulações. Ele já consegue responder a ordens simples, o que inclui seguir um objeto com os olhos e ficar em alerta ao ouvir alguém lendo seu livro preferido. O paciente derramou lágrimas quando ouvir a música preferida dele.
De acordo com o especialista em Cognição e Ciências do Cérebro da Universidade de Cambridge, Tom Manly, os resultados mostram que existe uma evidência comportamental de consciência pessoal, ainda que mínima, em casos de estado vegetativo. “Isso é potencialmente muito animador”, pontuou.
Os pesquisadores planejam agora expandir o trabalho para outros casos devido às melhorias registradas.
As informações são da AFP.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”