Um homem mascarado aparentemente armado com uma espada realizou um ataque nesta quinta-feira (22) em uma escola na Suécia, deixando dois mortos e dois gravemente feridos.
Após o incidente na lanchonete da escola, o agressor, de 21 anos, foi baleado por agentes de segurança. Ele foi levado ao hospital. Não se sabe o motivo do ataque.
O incidente ocorreu por volta das 10h locais (6h em Brasília) na escola Kronan, em Trollhattan, cidade industrial com cerca de 50 mil habitantes com grande concentração de imigrantes e refugiados. O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, agendou uma visita à cidade após tomar conhecimento da agressão.
Um professor e um estudante morreram no ataque. Outro professor (ferido no abdômen) e outro estudante (ferido no abdômen, no peito e no fígado) ficaram em condição grave e passaram por cirurgia. A polícia disse que os estudantes atacados tinham 11 e 15 anos.
“Pessoas jovens foram atacadas. Isso é terrivelmente trágico”, disse o porta-voz da polícia Thomas Fuxborg.
Relatos iniciais apontavam que o ataque havia deixado cinco vítimas, sendo quatro estudantes. As autoridades corrigiram a informação.Estudantes e funcionários da escola esvaziaram o prédio depois do ataque.
O porta-voz da polícia Stefan Gustavsson disse que a arma utilizada no ataque era “uma faca grande, possivelmente duas, incluindo o que pode ser uma espada”.
A estudante Laith Alazze, 14, disse que inicialmente havia pensado que o agressor tinha algo a ver com o Halloween, pois vestia roupas pretas e uma máscara.
“Um dos meus amigos foi até ele para desafiá-lo, mas quando vimos ele esfaquear [um professor], nós fugimos”, disse Alazza ao canal sueco TV4.
Este é o primeiro ataque a uma escola registrado na Suécia desde 1961, quando um jovem morreu e seis ficaram feridos em Gotemburgo. A polícia diz ter frustrado em 2004 um ataque a tiros em uma escola em Malmö.
A escola Kronan fica na cidade de Trollhattan, localizada perto de Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia. Em um comunicado, a polícia disse que o ataque ocorreu no café da instituição, que tem 400 alunos (da pré-escola ao ensino médio).
Segundo um porta-voz da polícia, o suspeito estava munido com uma espada e uma faca. A polícia disparou dois tiros e uma das balas atingiu o suspeito, que tem cerca de 20 anos. A polícia ainda não sabe o motivo do ataque.