Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Homem moderno saiu da África bem antes do estimado

Marca de mão humana de 30 mil anos: criativo desde o princípio | James DiLoreto and Donald Hurlbert, Smithsonian/AFP
Marca de mão humana de 30 mil anos: criativo desde o princípio (Foto: James DiLoreto and Donald Hurlbert, Smithsonian/AFP)

O Homo sapiens saiu da África bem antes do que se imagina. A teoria vigente é que eles teriam migrado pela costa da África, em direção ao Mar Mediterrâneo, por volta de 60 mil anos atrás.

Agora, segundo um trabalho publicado pela revista americana Science de ontem, acredita-se que essa migração pode ter remontado a 100 mil e 125 mil anos, em direção à península arábica.

Os indícios constam em ferramentas descobertas nos Emirados Árabes Unidos e estudadas por uma equipe internacional chefiada por Hans-Peter Uerpmann, da Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, na Alemanha.

Os artefatos foram encontrados por um outro grupo científico, coordenado por Si­­mon Armitage, do Royal Hol­­loway da Universidade de Lon­­dres. No sítio arqueológico de Jebel Faya, foram achados um conjunto de ferramentas, em particular sílexes talhados em ambos os lados para cortar ou cavar, machados sem em­­pu­­nhadura e raspadeiras.Se­­gun­­do o estudo, os Homo sa­­piens te­­riam chegado à pe­­nín­­sula ará­­bica a partir do Chifre da Áfri­­ca, já que naquela época o ní­­vel do mar era bem mais baixo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.