Marca de mão humana de 30 mil anos: criativo desde o princípio| Foto: James DiLoreto and Donald Hurlbert, Smithsonian/AFP

O Homo sapiens saiu da África bem antes do que se imagina. A teoria vigente é que eles teriam migrado pela costa da África, em direção ao Mar Mediterrâneo, por volta de 60 mil anos atrás.

CARREGANDO :)

Agora, segundo um trabalho publicado pela revista americana Science de ontem, acredita-se que essa migração pode ter remontado a 100 mil e 125 mil anos, em direção à península arábica.

Os indícios constam em ferramentas descobertas nos Emirados Árabes Unidos e estudadas por uma equipe internacional chefiada por Hans-Peter Uerpmann, da Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, na Alemanha.

Publicidade

Os artefatos foram encontrados por um outro grupo científico, coordenado por Si­­mon Armitage, do Royal Hol­­loway da Universidade de Lon­­dres. No sítio arqueológico de Jebel Faya, foram achados um conjunto de ferramentas, em particular sílexes talhados em ambos os lados para cortar ou cavar, machados sem em­­pu­­nhadura e raspadeiras.Se­­gun­­do o estudo, os Homo sa­­piens te­­riam chegado à pe­­nín­­sula ará­­bica a partir do Chifre da Áfri­­ca, já que naquela época o ní­­vel do mar era bem mais baixo.