Frank James, que tinha 62 anos à época do ataque, recebeu dez sentenças de prisão perpétua, mais dez anos de prisão| Foto: Reprodução/YouTube/CBS News
Ouça este conteúdo

Um tribunal federal de Nova York condenou à prisão perpétua um homem que realizou um ataque a tiros em uma estação de metrô em Sunset Park, no Brooklyn, em abril do ano passado, no qual dez pessoas foram baleadas, mas não houve vítimas fatais.

CARREGANDO :)

Frank James, que tinha 62 anos à época do ataque, havia se declarado culpado em janeiro das acusações de cometer um ataque terrorista ou outra violência em um veículo de transporte coletivo e uma acusação adicional relacionada a porte de arma de fogo. Ele recebeu dez sentenças de prisão perpétua, mais dez anos de prisão.

No atentado na estação de metrô, James, que usava uma máscara de gás, abriu granadas de fumaça em um trem e disparou com uma arma de fogo 33 vezes. No tumulto, 29 pessoas ficaram feridas, dez delas baleadas.

Publicidade

James foi preso no dia seguinte ao crime, após ligar para a polícia pegá-lo perto de um restaurante em Manhattan, a cerca de 8 quilômetros do local do ataque.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em vídeos postados no YouTube antes do ataque, James fez comentários sobre o sistema de metrô de Nova York. Parte deles foi direcionado ao prefeito de Nova York, o democrata Eric Adams.

“O que você está fazendo, irmão? O que está acontecendo com esta situação dos sem-teto?”, disse James. “Todos os trens que eu peguei estavam cheios de moradores de rua. Foi tão ruim, não consegui nem ficar de pé.” O Departamento de Justiça acrescentou que, nos vídeos, James ameaçou realizar ataques a tiros.

Segundo informações da CNN, o agressor tinha antecedentes criminais, incluindo 12 prisões em Nova York e Nova Jersey por acusações como ato sexual criminoso, roubo e conduta desordeira, mas, como não tinha condenações criminais, conseguiu comprar em Ohio a arma utilizada no atentado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade