Um homem armado com uma espingarda disparou duas vezes contra uma sinagoga localizada na cidade de Albany, no estado americano de Nova York, nesta quinta-feira (7), horas antes do início da celebração do Chanucá, e depois gritou “Palestina livre” enquanto era detido pela polícia, segundo informações do jornal britânico The Guardian, citando autoridades locais. Ninguém ficou ferido no ataque.
O suspeito, um homem de 28 anos que até o momento não foi identificado, foi preso rapidamente pela polícia e está aguardando audiência de custódia, disse a governadora democrata do estado de Nova York, Kathy Hochul. Ela observou que o homem fez “declarações ameaçadoras” durante o momento em que realizava os disparos e que ele tinha antecedentes criminais.
O episódio em Albany ocorreu em meio aos crescentes casos de antissemitismo em todo o mundo, uma das consequências da guerra desencadeada no Oriente Médio pelos ataques terroristas do Hamas contra o Estado de Israel. A governadora observou que a mesma sinagoga que foi alvo do ataque nesta quinta sofreu com uma ameaça de bomba em setembro.
Hochul disse que ordenou que a polícia estadual e a Guarda Nacional de Nova York ficassem em “alerta máximo” e aumentassem as patrulhas existentes em locais de risco que estavam sendo preparados para a celebração do Chanucá.
Deixe sua opinião