Atiradores trajados com vestuário militar invadiram um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou, nesta sexta-feira (22), onde pessoas aguardavam o início de um show, e iniciaram um ataque armado contra os presentes, segundo o Serviço Federal de Segurança (FSB).
O local possui uma mega casa de concertos que foi alvo dos criminosos. O episódio deixou 40 mortos e mais de cem feridos, de acordo com as agências de notícias russas.
De acordo com a imprensa, pelo menos três pessoas usando uniforme do exército dispararam suas armas no local. A agência de notícias estatal TASS também repercutiu o episódio, que ocorreu no Crocus City Hall, e foi seguido de incêndios no ambiente.
Os serviços de emergência do país informaram que "estavam realizando a evacuação" das pessoas presentes no local pelo telhado. Estima-se que cerca de 6 mil pessoas estavam no prédio no momento do ataque.
“As pessoas no corredor ficaram deitadas no chão para escapar do tiroteio, ficaram deitadas entre 15 e 20 minutos, depois começaram a rastejar para fora. Muitos conseguiram sair”, disse um repórter que estava no local à agência RIA Novosti.
O governo russo ainda não se manifestou diretamente sobre o episódio e a identidade dos envolvidos no ataque é desconhecida.
A prefeitura de Moscou lamentou o incidente e informou que todos os eventos públicos na capital russa neste fim de semana foram cancelados.