Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Homicida morre durante greve de fome em prisão na Califórnia

Um homem de 27 anos condenado por homicídio morreu durante uma greve de fome em protesto a restrições no acesso à saúde, alimentação, serviços legais e outras reivindicações em uma ala de isolamento de uma prisão na Califórnia, disseram na sexta-feira (17) autoridades carcerárias dos Estados Unidos.

Christian Alexander Gomez morreu no dia 2 de fevereiro, seis dias depois de ele e outros 31 presos da unidade de segregação da Prisão Estadual Corcoran terem iniciado a greve de fome, afirmou Terry Thornton, porta-voz do Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia.

Não houve explicações sobre a causa da morte, e Thornton afirmou que a prisão ainda não recebeu o resultado da autópsia do legista do Condado de Kings, que não foi encontrado para comentar o assunto.

Gomez estava entre milhares de detentos da Califórnia que fizeram greve de fome desde julho, começando com protestos contra as unidades de isolamento na Prisão Estadual Pelican Bay e se espalhando pelo restante das cadeias.

As greves começaram depois de a Suprema Corte dos EUA ter decidido, em maio passado, que a superlotação das prisões na Califórnia estava causando "sofrimentos desnecessários e mortes", e ordenado que o Estado reduzisse o número de prisioneiros de 140 mil para 110 mil, ainda muito acima da capacidade máxima.

Pelo menos 4.000 detentos participaram das greves de fome no auge das manifestações, em outubro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.