As luzes de casas, prédios e monumentos históricos de todo o mundo ficarão desligadas por uma hora neste sábado (19), durante a edição de 2016 da Hora do Planeta, promovido desde 2006 pela WWF. O evento, que está marcado para acontecer das 20h30 às 21h30, tenta chamar atenção para a importância do uso consciente de recursos e o desenvolvimento sustentável.
No Paraná, somente as cidades de Maringá e Curitiba estão oficialmente confirmadas para o ato. Na capital paranaense, serão desligadas as luzes do Jardim Botânico, do prédio central da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Praça do Homem Nu e do Prédio Histórico da Universidade Federal.
Mas enquanto os brasileiros se preparam para a Hora do Planeta, milhares de pessoas do outro lado do globo já apagaram as luzes. O primeiro a celebrar a data foi Samoa, na Polinésia.
Na cidade de Sydney, na Austrália, onde a Hora do Planeta começou há dez anos, a famosa Opera House voltou a ficar no escuro por sessenta minutos, assim como a Sydney Harbour Bridge.
A cidade japonesa de Yokohama desligou as luzes da Cosmo Clock, uma roda-gigante de 112,5 metros de altura, e da Yokohama Bay Bridge.
Em Cingapura, dezenas de pessoas fizeram a “postura da árvore”, uma das mais tradicionais da ioga, em referência à mensagem de conservação do meio ambiental difundida pelo evento.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”