Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regras da pandemia

Hospital de cidade chinesa em lockdown recusa entrada de mulher grávida, que perde o bebê

Médicos distribuem testes de Covid-19 a moradores em uma comunidade fechada em Xi"an, China, 23 de dezembro. Toda a cidade de 13 milhões de habitantes está em lockdown (Foto: )

Ouça este conteúdo

Funcionários de um hospital na cidade chinesa de Xi'an foram demitidos depois que uma mulher grávida teve acesso negado devido às restrições por causa da pandemia. Sem atendimento, ela perdeu o bebê.

A mulher chegou ao hospital Gaoxin na noite de 1 de janeiro em trabalho de parto, mas sua entrada foi recusada supostamente porque o seu teste negativo para Covid-19 tinha passado quatro horas da validade.

O governo da cidade anunciou nesta quinta-feira que o diretor do hospital foi suspenso e que os diretores dos departamentos médico e ambulatorial foram demitidos.

Um comunicado do governo diz que o incidente "causou ampla preocupação na sociedade e um severo impacto social". A Associated Press noticiou que o comunicado foi lido em entrevista coletiva pelo secretário de saúde da cidade, Liu Shunzhi, que pediu desculpas à mulher, que está se recuperando no hospital.

Autoridades da cidade de Xi'an e da província de Shaanxi disseram que estão investigando o caso e que a morte do bebê foi um "acidente causado por negligência". O diretor da comissão de saúde da cidade recebeu uma advertência formal do Partido Comunista da China por falhas nos cuidados de emergência.

Segundo relatos e um vídeo que circulou amplamente pelas redes sociais chinesas, a mulher estava com dores abdominais e foi forçada a esperar do lado de fora do hospital, sentada em uma banqueta durante duas horas. Ela então teve um forte sangramento e finalmente foi admitida no hospital, mas o bebê morreu.

A cidade de Xi'an, de 13 milhões de habitantes, está sob um rígido lockdown desde 23 de dezembro, devido a um surto de Covid-19. As restrições têm dificultado a vida dos cidadãos, que não conseguem comprar alimentos e itens básicos com facilidade. Cerca de 1.800 infecções por coronavírus foram registradas na cidade desde 9 de dezembro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.