Ouça este conteúdo
As hospitalizações de crianças devido à Covid-19 aumentaram no estado de Nova York, e particularmente na cidade de NY, onde quadruplicaram desde a segunda semana de dezembro até hoje, afirmou nesta segunda-feira a chefe do Departamento de Saúde do estado, Mary T. Bassett.
"Estamos alertando os nova-iorquinos sobre este aumento recente e surpreendente nas internações pediátricas para a Covid-19, para que os pediatras, pais e responsáveis possam tomar medidas urgentes para proteger nossos nova-iorquinos mais jovens", afirmou Bassett em entrevista coletiva conjunta com a governadora Kathy Hochul.
De acordo com as autoridades sanitárias, das crianças de 5 a 11 anos internadas em hospitais da cidade com Covid-19, da semana de 5 de dezembro até a atual, nenhuma tinha o esquema de vacinação completo.
"Muitas pessoas ainda pensam que as crianças não são infectadas pela Covid. Isso não é verdade. As crianças são infectadas e algumas são hospitalizadas", insistiu.
Segundo relatório divulgado hoje pela Academia Americana de Pediatria e pela Associação de Hospitais Infantis, entre os dias 9 e 16 de dezembro, quase 170 mil crianças tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19 no país, um aumento de aproximadamente 28% em duas semanas, destaca a rede "ABC".
Por sua vez, a governadora nova-iorquina reiterou o apelo aos pais para aproveitarem os feriados de fim de ano e vacinarem os filhos.
A nova onda de contágios em Nova York é atribuída à variante ômicron do coronavírus, que se tornou predominante no país.
Já o prefeito Bill de Blasio lembrou em entrevista coletiva que hoje entrou em vigor a obrigação para os funcionários do setor privado de comprovar que têm pelo menos uma dose da vacina, sob pena de multas de até US$ 1 mil.
A partir de hoje, os nova-iorquinos com 12 anos ou mais também precisam apresentar comprovante das duas doses de vacinas para frequentar restaurantes, academias ou visitar locais de entretenimento.
VEJA TAMBÉM:
- EUA recomendam redução da quarentena de pacientes sem sintomas de Covid-19
- Chile anuncia restrições a quem não recebeu dose de reforço; países adotam novas medidas
- Biden, ano 1: gafes diplomáticas, inflação, brigas na Justiça e algumas vitórias
- Trump elogia eficácia de vacinas da Covid: “Funcionam, mas alguns não estão tomando”